Seja bem-vindo para conhecer e aprender. Hoje é

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ameixa, pêssego e nectarina podem combater síndrome metabólica.

Frutas também apresentam benefícios contra obesidade e diabetes.

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
Uma alimentação balanceada e saudável deve conter cinco porções de frutas diferentes por dia. Estudos recentes demonstram que a escolha destes alimentos pode ajudar a combater doenças. De acordo com pesquisadores do Texas Research AgriLife, nos Estados Unidos, pêssegos, nectarinas e ameixas possuem antioxidantes  que podem ajudar no tratamento de diabetes tipo 2, obesidade e síndrome metabólica.

Doença desequilibra taxas de glicose, pressão, colesterol e peso
corporal
A síndrome metabólica combina colesterol elevado, diabetes e hipertensão, elevando também o peso do corpo. O novo estudo sugere que os compostos fenólicos presentes no pêssego, ameixa e nectarina têm benefícios para combater inflamações, diabetes tipo 2 e obesidade. Os cientistas ainda perceberam que o consumo regular destas frutas é capaz de reduzir a oxidação do colesterol ruim (LDL), que costuma estar relacionado a doenças cardiovasculares.

Clique e entenda o que é a síndrome metabólica


De acordo a pesqquisa, os quatro principais grupos fenólicos encontrados no pêssego, ameixa e nectarina são o ácido clorogênico, antocianinas, derivados de quercetina e catequinas, capazes de agir nos tecidos adiposo, vascular e conjuntivo. A amplitude de ação destas substâncias é especialmente interessante para quem sofre com a síndrome metabólica, já que o problema combina sintomas de três doenças diferentes.

Dose diaária ainda não foi determinada
Em agosto, o novo estudo será apresentado à Sociedade Americana de Química, nos Estados Unidos. Os pesquisadores pretendem continuar os testes em laborátorio para definir a quantidade recomendada das frutas no combate às doenças.

Fonte: http://gnt.globo.com/saude/alimentacao/Ameixa--pessego-e-nectarina-podem-combater-sindrome-metabolica.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer ver algo?