Qual a melhor escola do Brasil?
A pergunta de Marcelo de Almeida Santana, de Salvador, na Bahia, foi respondida por diversos especialistas. Eles elaboraram uma série de dicas, mas certamente, não há um modelo perfeito
Mariana Nadai
Ilustra Dnepwu
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Não existe resposta para essa pergunta. "É complicado dizer qual é a melhor e até o que é uma boa escola, pois isso reflete o que a sociedade demanda e muda com o passar do tempo", explica Alfredo Matos Moura Jr., diretor do Colégio de Aplicação da UFPE.
Além disso, ainda não há um índice nacional que determina o que é uma boa escola. As avaliações atuais não englobam todos os aspectos que formam uma boa instituição de ensino.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, só mede os conhecimentos do estudante e não outros pontos importantes, como planos e equipe pedagógicos ou infraestrutura. Por isso, para tentar responder essa questão, conversamos com diretores, ouvimos especialistas em educação, pesquisamos diversos estudos e definimos alguns pontos fundamentais que toda boa escola deveria ter.
ESCOLA MODELO
Abaixo, projetamos como seria o melhor colégio do Brasil:
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, só mede os conhecimentos do estudante e não outros pontos importantes, como planos e equipe pedagógicos ou infraestrutura. Por isso, para tentar responder essa questão, conversamos com diretores, ouvimos especialistas em educação, pesquisamos diversos estudos e definimos alguns pontos fundamentais que toda boa escola deveria ter.
ESCOLA MODELO
Abaixo, projetamos como seria o melhor colégio do Brasil:
Escola toda hora - Estudos mostram que o ensino integral desenvolve o aluno de forma completa e cria melhores condições de aprendizagem. A jornada estendida pode ser adotada como complemento à educação regular, com atividades extracurriculares (aulas de música e dança, por exemplo) ou para aulas de reforço para estudantes com defasagens;
Baixa evasão - Uma boa escola não é a que tem as menores taxas de reprovação, ou as maiores de aprovação, e sim a que mantém o aluno. E isso não é fácil. Em 2012, 1,6 milhão de estudantes abandonaram as salas de aula no Brasil. Por isso, uma equipe pedagógica preparada é essencial para lidar com cada caso e não perder o aluno;
Para todos - A participação conjunta de diretores, professores, pais e alunos tem se mostrado muito eficaz na concretização de um plano pedagógico. A criação de uma comunidade escolar permite troca de informação relevante entre a escola e a família, o que garante um maior engajamento dos responsáveis pelo aluno na cobrança e fiscalização do ensino;
Dedicação total - Professores exclusivos são fundamentais. O ideal é que trabalhem em tempo integral para a instituição. Mas isso não significa ficar corrigindo prova ou preparando aula o dia todo. A capacitação constante também faz parte desse trabalho, assim como o incentivo das escolas para que o professor continue estudando;
Além do básico - Nem só do ensino de matemática, física, história ou português é feita uma boa escola. Atividades. extracurriculares também são importantes. Seja com aulas lúdicas, como dança e música, seja com conteúdos interdisciplinares. As aulas fora do currículo básico são excelentes para despertar no aluno o interesse pela escola;
Espaço inclusivo - A escola ideal inclui alunos com necessidades especiais. Mais do que garantir o fácil acesso dos estudantes a todos os ambientes e uma boa compreensão das aulas, é importante ter uma equipe pedagógica preparada para a inclusão. A interação entre alunos com e sem necessidades especiais fortalece o desenvolvimento de ambos;
Infraestrutura - Segundo o estudo Uma Escala para Medir a Infraestrutura Escolar, uma escola ideal precisa ter além do básico: banheiros, bibliotecas, salas de aula e de funcionários e quadra esportiva. Salas equipadas para aulas extracurriculares, laboratórios de ciências e informática e estrutura de internet também são necessários.
SAIBA MAIS- Desde 2010, o Ministério da Educação (MEC) discute a educação integral por meio do programa Mais Educação;
- Apenas 0,6% das escolas de todo o país têm infraestrutura próxima da ideal para o ensino.
Fontes: Educar para Crescer, site NOVA ESCOLA, revista Educação, MEC, estudo Uma Escala para Medir a Infraestrutura Escolar, de Dalton Francisco de Andrade (UFSC) e Joaquim José Soares Neto, Girlene Ribeiro de Jesus e Camila Akemi Karino (UnB);Consultoria: Alfredo Matos Moura Jr., diretor do Colégio de Aplicação da UFPE, Hélio Paulo Pereira Filho, diretor do Colégio de Aplicação da UFV, e Ernesto Martins Faria, coordenador de projetos na Fundação Lemann
SAIBA MAIS- Desde 2010, o Ministério da Educação (MEC) discute a educação integral por meio do programa Mais Educação;
- Apenas 0,6% das escolas de todo o país têm infraestrutura próxima da ideal para o ensino.
Fontes: Educar para Crescer, site NOVA ESCOLA, revista Educação, MEC, estudo Uma Escala para Medir a Infraestrutura Escolar, de Dalton Francisco de Andrade (UFSC) e Joaquim José Soares Neto, Girlene Ribeiro de Jesus e Camila Akemi Karino (UnB);Consultoria: Alfredo Matos Moura Jr., diretor do Colégio de Aplicação da UFPE, Hélio Paulo Pereira Filho, diretor do Colégio de Aplicação da UFV, e Ernesto Martins Faria, coordenador de projetos na Fundação Lemann
Extraído do Planeta Sustentável Online
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